Ar Condicionado

Contrato de Manutenção de Ar Condicionado Limpeza Ar condicionado sorocaba PMOC Ar condicionado



Empresa de ar condicionado Hortolândia Higienização ar condicionado votorantim Ar Condicionado Sorocaba



Contrato de Manutenção de Ar Condicionado Limpeza Ar condicionado sorocaba PMOC Ar condicionado



Empresa de ar condicionado Hortolândia Higienização ar condicionado votorantim Ar Condicionado Sorocaba



Qual a função dos filtros de ar condicionado e qual a vantagem de mantê-los sempre higienizados?


O importante papel dos filtros de ar. Empresa de ar condicionado Hortolândia Higienização ar condicionado votorantim Ar Condicionado Sorocaba

Você sabe qual a função dos filtros de ar condicionado e qual a vantagem de mantê-los sempre higienizados? O filtro é um dos itens mais importantes do aparelho. Continue com a gente e veja a importância da limpeza ser realizada de forma correta.

Os filtros de ar são responsáveis por garantir a qualidade do ar nos ambientes fechados e por isso é item indispensável na hora de realizar a higienização e a limpeza do ar condicionado.

 

Cada segmento manipula determinados tipos de insumos, que resultam em diferentes resíduos. Sendo utilizado em todos os tipos de processos, os filtros são peças fundamentais para garantir e manter a qualidade do ar interior. Os modelos são variados e a utilização do filtro adequado depende do processo realizado e do segmento da empresa.

 

A filtragem do ar nos ambientes, primeiramente garante que não haja nenhum dano aos trabalhadores locais por meio de contaminação via ar. Os filtros contribuem para que os mesmos não inalem nenhuma substância tóxica por exemplo. As empresas necessitam também tratar o ar para a sua utilização nos próprios processos industriais. Pois se o ar estiver contaminado a linha de fabricação pode ser afetada, comprometendo o produto final.

 

Um ou mais tipos de filtros poderão ser utilizados na realização da filtragem e pré-filtragem daquele ambiente. Os dispositivos serão escolhidos de acordo com o processo realizado pelo segmento, variando a classe de filtragem dos filtros (tendo em vista o grau de pureza que o ar precisa atingir, se há necessidade de retenção de odores etc.). Ou seja, a linha de produção é que vai ditar o filtro ideal.

 

Os filtros utilizados em ar-condicionado são usados obedecendo às exigências estabelecidas pela norma ABNT 16.401/2008. Com base, veremos a seguir os tipos de filtros existentes:

 

Filtro de Fio de Nylon: Esse tipo de filtro é básico e mesmo quando o aparelho utiliza outros sistemas de filtragem, ele está presente para complementar à proteção. É composto por uma malha fina de fios de nylon que prendem as impurezas enquanto deixam o ar passar. Ele é bastante resistente e dura por anos se higienizado de forma correta de dois em dois meses em períodos de pouco ou nenhum uso e de mês em mês na alta temporada. 

 

Filtro de Fio Metálico: feito de aço ou alumínio é mais usada no ar-condicionado do tipo janela – especialmente os mais antigos. Ele funciona na mesma ideia, com as impurezas ficando retidas nas “lâminas” de metal. O filtro pode ser lavado, só que para recolocá-lo é preciso que esteja seco.

 

Filtro Hepa: É considerado o mais eficiente. A eficiência mínima bate na casa dos 99,97%, para partículas de 0,3 mícron. Inicialmente o uso era focado nos processos de filtragem química, biológica e radiológica para uso pelas forças armadas dos Estados Unidos. Este tipo de filtro deve ser trocado a cada 3 meses.

 

Filtro de Carvão Ativado: Odores fortes e contaminantes tais como cigarro, gordura, etc., podem ser absorvidos por este filtro. Esse modelo de filtro não é reutilizável e não pode ser limpo, assim tornando-o descartável. Este modelo de filtro é construído com carcaça em chapa de aço galvanizado, com módulo filtrante de carvão ativado e sua utilização é de 3 meses.

 

Filtro Plissado: São feitos de fibra de vidro, que dependendo da necessidade da filtração, pode ser mais ou menos grossas. Quanto mais espessa, maior o poder de filtragem. Para poder absorver odores também, deve ser tecida junto á malha de fibra de vidro, algumas camadas de fio de carbono.

 

 Filtro Eletrostático: Sendo utilizado mais em indústrias que precisam de controle para a poluição, o sistema de ventilação joga o ar para dentro desse filtro e ele funciona com superfícies carregadas que atraem as cargas negativas das substâncias capturadas. Assim, a sujeira fica toda nas paredes no filtro, tornado mais fácil à limpeza e o correto descarte desses poluentes.

 

Lembre-se que os filtros de ar são obrigatórios por lei nos processos industriais. Eles garantem que o ar seja devidamente tratado e limpo antes de ser devolvido ao meio ambiente. Antes de o ar ser liberado de volta à atmosfera, ele precisa ter passado por filtros que retirem do mesmo a poluição gerada no processo industrial.

A utilização do filtro correto para o tratamento do ar impacta diretamente no resultado da qualidade desse ar. É de suma importância a sua utilização!

Surgiu alguma dúvida? Estamos disponíveis para te atender! Entre em contato por um de nossos canais de comunicação e vamos esclarecer juntos!






Compartilhar:

Newsletter
  1. Facebook
  2. LinkedIn
  3. Youtube
  4. Instagram