Searcon Ar Condicionado

Instalação de Ar condicionado sorocaba Limpeza de Ar Condicionado Votorantim



Instalação de Ar condicionado sorocaba Limpeza de Ar Condicionado Votorantim



Instalação de Ar condicionado sorocaba Limpeza de Ar Condicionado Votorantim



Instalação de Ar condicionado sorocaba Limpeza de Ar Condicionado Votorantim



Como trocar o óleo do compressor do ar-condicionado e quais são seus tipos


Como trocar o óleo do compressor do ar-condicionado e quais são seus tipos Instalação de Ar condicionado sorocaba Limpeza de Ar Condicionado Votorantim

O óleo que vai no ar condicionado serve para lubrificar o compressor do aparelho e todo o sistema interno. O óleo praticamente não sofre desgaste quando não há vazamentos e o aparelho está funcionando de maneira correta.

 

Como saber se o óleo esta vazando?

 

Como é imprático visualizar o nível de óleo no compressor, o vazamento só é possível de ser identificado caso exista algum resquício na vedação, por exemplo. Afinal, o óleo fica no compressor, mas circula com o gás por todo o sistema, por isso pode acontecer vazamentos nas conexões.

Logo, o óleo é substituído geralmente quando há um vazamento de fluído refrigerante ou o compressor apresenta algum problema que pode resultar em um vazamento de óleo.

 

Para que fazer uma nova recarga ou trocar o óleo?

 

A reposição ou substituição do óleo ainda é um tema polêmico entre profissionais. Sem a marcação do nível de óleo contido no compressor é incerto identificar quanto de óleo foi perdido. A grande parte dos profissionais, ao invés disso, preferem trocar todo o óleo existente, tirando-o e completando com uma quantia nova para se certificar que esse esteja na quantidade certa.

Uma outra dica sobre essa identificação é se o profissional mexer no aparelho e perceber que o óleo do compressor está com uma coloração muito escura.

Muitas vezes a troca de óleo ajuda até mesmo quando o compressor está travado, principalmente no caso do aparelho de Ar-Condicionado Inverter. Quando o óleo começa a ficar escuro, com impurezas, ele pode acabar travando o compressor

 

Como se faz para retirar e colocar o óleo no compressor?

 

A forma mais garantida e segura para deixar o compressor funcionando e em boas condição, é virá-lo de ponta cabeça até sair todo o óleo e aplicar a quantidade conforme a tabela que anexa na página.

Para o preenchimento com óleo, existem duas situações: Quando o compressor é exterior à máquina na maioria dos casos se coloca a medida adequada de óleo em um recipiente como um copo e uma mangueira na parte de sucção. Então, ligue o compressor na tomada e leve a ponta da mangueira até o óleo no copo para que haja a sucção para dentro do compressor.

Caso o compressor esteja ainda instalado dentro da máquina, existem injetores de óleos fabricados especialmente para essa prática. É muito parecido com o sistema de vácuo, onde esse equipamento suga o óleo levando-o até o lugar certo no compressor.

 

Qual a quantidade de óleo que meu compressor precisa?

 

Aqui em seguida temos uma tabela de quantidade de óleo que vai em cada compressor:

 

7.000 Btu ————————————————————————    250 ml

9.000 Btu   ———————————————————————–   300 ml

12.000 Btu  ————————————————————————  350 ml

18.000 Btu  ————————————————————————  550 ml

24.000 Btu  ————————————————————————  750 ml

30.000 Btu  ————————————————————————    1 lts

48.000 Btu  ————————————————————————  1,7 lts

60.000 Btu  ————————————————————————  1,9 lts

 

Quais são os tipos de óleo para o compressor do ar-condicionado

 

Em caso dos aparelhos de ar condicionado para residências, os óleos minerais são usados para aparelhos com o fluido refrigerante R-22, já os óleos sintéticos são designados para os aparelhos com fluido R-410a.

Um detalhe que requer cuidado é de que cada fabricante de compressor exige o tipo de óleo a ser utilizado, então é necessário analisar o modelo do aparelho na hora de completar ou trocar o óleo. O uso de um produto que não seja o especificado pode levar à danos e até mesmo as perdas da funcionalidade do compressor.

 

Tabela de Compatibilidade: Óleos lubrificantes x Fluidos refrigerantes com cada compressor

 

Óleos lubrificantes

Fluidos refrigerantes

Óleo Mineral

R22, R401A/B, R402A/B, R403B, R408A/B, R409A/B

Alquilbenzeno

R22, R401A/B, R402A/B, R403B, R408A/B, R409A/B

Polioléster

R134a, R404A, R407A/C/F, R410A. R507A, R417A, R422A/D, R424A, R427A, R428A, R434A, R437A, R438A





Newsletter
  1. Facebook
  2. LinkedIn
  3. Youtube
  4. Instagram