
Mais do que nunca, devemos estar atentos à qualidade do ar que respiramos. O setor de refrigeração tem grande responsabilidade diante a pandemia que estamos vivendo.
A manutenção do ar condicionado é essencial para garantir não só a melhor eficiência energética do equipamento, como também evitar riscos à saúde, pois as sujidades acumuladas no seu interior é um risco para a saúde dos ocupantes do ambiente. O Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), nunca se fez tão obrigatório.
“A manutenção adequada de todo o sistema de ar condicionado e renovação de ar previne o usuário de transmissão de doenças respiratórias como um todo e assegura a boa qualidade do ar”, afiança Marcelo Munhoz, diretor da Sicflux e presidente do DN Qualindoor da Abrava.
Com este novo período de pandemia, se houver o descuido da manutenção da qualidade do ar interno, pode sim aumentar o risco de transmissão. Nas instalações de ar condicionado, existem filtros de ar, cuja função é reter partículas sólidas e líquidas, e filtros de mediana eficiência que retêm essas partículas. Os vírus quando existentes no ar são transportados por essas partículas. Neste sentido, impedindo a passagem das partículas, impede-se a chegada dos vírus e bactérias ao ambiente.
Assegurar que o ar que seus colaboradores respiram na sua empresa em ambientes fechados esteja dentro dos padrões do PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle. É contribuir para evitar contaminações variadas, evitando a transmissão de doenças, colaborando para a boa saúde e bem estar dos colaboradores.
Portanto, percebe-se que os serviços de Manutenção e o PMOC podem obter, além de conforto, também algum grau de segurança, evitando o contágio pelo covid-9.